EconomiaNoticias

Impacto da Deflação nos Títulos Indexados ao IPCA

Especialistas afirmam que a deflação deve ser de curto prazo e destacam boas oportunidades de investimento em títulos atrelados à inflação.

O resultado negativo do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) em junho gerou preocupação entre os investidores que possuem alocação em títulos com retorno indexado a esse indicador. Os papéis atrelados à inflação possuem um componente que afeta seu preço: a remuneração prefixada e a variação do IPCA. No entanto, especialistas defendem que o fenômeno da deflação deve ser de curto prazo e reiteram que há boas oportunidades para investimentos em títulos atrelados ao IPCA.

Quando o IPCA fica negativo em determinado período, o rendimento final dos títulos atrelados à inflação é reduzido devido à correção negativa no valor do ativo. No entanto, esse efeito pode ser compensado pela parte prefixada do título. É importante ressaltar que os papéis atrelados à inflação, especialmente os de longo prazo, costumam valorizar quando as taxas de juros estão em tendência de queda.

Embora a deflação registrada em 2022 tenha causado desvalorização nos títulos atrelados à inflação, especialistas acreditam que o momento atual é favorável para alocar em papéis desse tipo. Eles destacam que a deflação atual foi menos expressiva e mais branda do que a do ano anterior, e acreditam que os riscos de uma nova deflação são reduzidos, com projeções de inflação acima da meta do Banco Central nos próximos anos.

Além disso, gestores apostam em debêntures incentivadas, que oferecem isenção de Imposto de Renda para pessoas físicas. A Sparta e a Legacy Capital destacam a oportunidade de investimento nessa classe de ativos, com uma expectativa de queda nos spreads e recuperação nos preços das debêntures incentivadas. A Legacy Capital enfatiza que o momento é “único” para aplicar em papéis desse tipo voltados para empresas de qualidade, que oferecem retornos atrativos.

Portanto, apesar das preocupações relacionadas à deflação, especialistas reforçam que o fenômeno deve ser de curto prazo e que existem boas oportunidades de investimento em títulos atrelados à inflação, especialmente em debêntures incentivadas, que podem proporcionar retornos interessantes aos investidores.

 

Fontes:

https://www.infomoney.com.br/onde-investir/deflacao-do-ipca-nao-deve-afetar-muito-titulos-gestores-apostam-em-momento-unico-para-debentures-isentas/

Imagem: rafastockbr / shutterstock.com – Edição: investidor.net

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


ASSUNTOS EM ALTA

Botão Voltar ao topo