Caixa leiloa mais de 4.000 imóveis até 21 de dezembro; veja regras
Casas, apartamentos, terrenos e estabelecimentos espalhados pelo país estarão sob disputa
A Caixa Econômica Federal anunciou a realização de leilões para mais de 4.000 imóveis, abrangendo casas, apartamentos, terrenos e estabelecimentos, no período de 5 a 21 de dezembro. Neste artigo, exploraremos as regras, tipos de leilão e informações essenciais para aqueles interessados em participar desse processo de aquisição.
Tipos de Leilão
Os imóveis disponíveis nos leilões da Caixa fazem parte de contratos de financiamento, sendo retomados após inadimplência. Eles estão sujeitos à cláusula de alienação fiduciária, mantendo a propriedade sob o nome da Caixa Econômica até quitação total do débito. No primeiro bloco, a valoração é feita conforme o contrato inicial ou valor venal, enquanto no segundo leilão, o valor é baseado na dívida total do imóvel.
Consulta de Informações
Interessados devem consultar o edital dos imóveis no site da Caixa para obter detalhes sobre datas, horários do leilão, site do leiloeiro e resultados. A Licitação Aberta segue o segundo leilão, permitindo que lances sejam visualizados por todos.
Possibilidade de Visitação
A Caixa esclarece que não há previsão de disponibilização de chaves para visitação. Em casos de imóveis em condomínios, a entrada será autorizada mediante posse da chave pelo síndico ou administrador.
Compra de Imóvel Ocupado
É possível adquirir imóveis ocupados, seja pelo primeiro comprador ou inquilino. A desocupação amigável agiliza o processo, mas se necessário, uma ação judicial pode ser iniciada, prolongando os prazos.
Verificação da Ocupação
Segundo a Caixa, a situação do imóvel pode ser conferida no site. No entanto, recomenda-se contatar o leiloeiro ou buscar informações no condomínio para confirmar a ocupação, considerando que essa informação nem sempre é facilmente disponível online.
Como Comprar
Leilões e licitações abertas ocorrem exclusivamente online, nas plataformas dos leiloeiros conforme informado nos editais. Os interessados devem realizar seus lances nessas plataformas.
Formas de Pagamento
O pagamento inicial é de pelo menos 5% do valor mínimo de venda, exigido no prazo de 2 dias úteis após a homologação da proposta. Cada imóvel possui condições de pagamento específicas, detalhadas na página do imóvel ou no edital de licitação/leilão. O edital informa se o imóvel aceita financiamento (pela Caixa) ou FGTS, com a necessidade de análise de risco de crédito previamente.