Conta Digital

O que é empréstimo consignado?

Uma breve introdução a esta modalidade de empréstimo

O empréstimo consignado é uma modalidade de empréstimo em que as parcelas são descontadas diretamente da folha de pagamento ou benefício do tomador do empréstimo. Isso significa que o tomador não precisa se preocupar em lembrar de pagar as parcelas, pois elas são descontadas automaticamente.

Como funciona o empréstimo consignado?

O empréstimo consignado é um empréstimo pessoal, como qualquer outro. No entanto, ele tem uma característica especial: as parcelas são descontadas diretamente da folha de pagamento ou benefício do tomador.

Para solicitar um empréstimo consignado, o tomador deve ter uma renda fixa, como salário ou benefício do INSS. Ele também deve ter um bom histórico de crédito.

As taxas de juros do empréstimo consignado são geralmente mais baixas do que as taxas de juros de outros tipos de empréstimos, como empréstimos pessoal ou cheque especial. Isso ocorre porque o banco tem uma garantia de pagamento, que é a folha de pagamento ou benefício do tomador.

O que é e como funciona o empréstimo consignado?

 Vantagens do empréstimo consignado

O empréstimo consignado oferece uma série de vantagens, incluindo:

  • Parcelas descontadas automaticamente: O tomador não precisa se preocupar em lembrar de pagar as parcelas, pois elas são descontadas automaticamente da folha de pagamento ou benefício.
  • Taxas de juros mais baixas: As taxas de juros do empréstimo consignado são geralmente mais baixas do que as taxas de juros de outros tipos de empréstimos.
  • Maior facilidade de aprovação: O empréstimo consignado tem um processo de aprovação mais simples do que outros tipos de empréstimos, pois o banco tem uma garantia de pagamento.

O empréstimo consignado é uma modalidade de empréstimo que oferece uma série de vantagens, como parcelas descontadas automaticamente, taxas de juros mais baixas e maior facilidade de aprovação. É uma opção a ser considerada para quem precisa de um empréstimo pessoal.

Fonte:

  • Banco Central do Brasil
  • Associação Brasileira de Bancos (ABI)
  • Conselho Nacional de Defesa do Consumidor (CDC)
  • Ministério da Economia
  • Sites e blogs especializados em finanças pessoais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


ASSUNTOS EM ALTA

Botão Voltar ao topo