Desemprego continua em mínima histórica de 4,8% na OCDE pelo 3º mês consecutivo
Relatório da OCDE revela estabilidade no desemprego em maio, com quedas em alguns países e aumentos em outros.
A taxa de desemprego nos países membros da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) permaneceu em 4,8% em maio, mantendo-se no menor nível histórico pelo terceiro mês seguido, de acordo com o relatório de perspectiva publicado pela OCDE nesta terça-feira (11).
No mês de maio, a taxa de desemprego permaneceu inalterada em 14 países da OCDE em comparação com abril, enquanto caiu em outros 13 países e aumentou em cinco, conforme detalhado no documento.
A OCDE prevê que a taxa de desemprego avance para 5,2% até o quarto trimestre de 2024, embora seja esperado um índice mais alto em países como Estados Unidos, Reino Unido, Austrália e Nova Zelândia.
O relatório também destaca que os salários nominais aumentaram no primeiro trimestre de 2023, mas diminuíram em termos reais em 30 dos 34 países do grupo, com uma queda média de 3,8% no período.
Apesar da estabilidade geral no desemprego, as perspectivas para o futuro indicam possíveis mudanças nessa tendência, com a OCDE projetando uma leve alta na taxa de desemprego nos próximos anos. O relatório fornece uma visão abrangente da situação econômica e do mercado de trabalho nos países membros da OCDE, permitindo uma análise mais detalhada das tendências globais de emprego e salários.
Fontes:
Imagem: MAYA LAB / shutterstock.com – Edição: investidor.net